O sistema
Trata‐se de um sistema de irrigação por gravidade, e pressurizado, que trabalha com pressões muito baixas, de até 5mca (0,5 kg/cm2), que não requer tubos e acessórios pesados e dispendiosos. É um sistema muito simples, prático e adaptável. O produtor percebe imediatamente a poupança de água, energia, e diminuição da mão de obra nos trabalhos de irrigação. A eficiência média da aplicação da água supera os 80%.
02
A técnica
Consiste no subministro de água por superfície que permite o correto manejo da vazão nos tempos de aplicação e seus volumes. Tendo como objetivo alcançar rapidamente um mesmo e menor valor possível da capacidade de infiltração do terreno, assegurando a aplicação de uma lâmina d’água extremamente uniforme ao longo e largo do lote.

A aplicação começa na cabeceira do lote, ponto mais elevado, irrigando em sulcos ou terraços, dependendo da inclinação do terreno e da cultura. Divide‐se o lote em dois braços de irrigação, administrados pelo Cabeçal p&r, estabelecendo duas fases de aplicação:

A primeira é o Avanço, e tem como objetivo molhar o sulco em todo seu comprimento. Isto se obtém através de pulsos de água, alternando um período de escorrimento de água e outro de similar duração de repouso do solo.
De modo que, de forma gradual, ou por ciclos, repetidos e predeterminados de 4 a 6 vezes, se molha até o final do sulco.
A segunda fase é o Remolhado. Uma vez que a capacidade de infiltração ficou igualada em toda a extensão do sulco, repetem‐se os ciclos, abrindo e fechando o fluxo de água por um mesmo período de tempo. De modo que, o volume de água aplicado seja capaz de infiltrar‐se na sua totalidade ao longo do sulco. É onde se consegue a aplicação da lâmina de água desejada, evitando a percolação profunda e o escoamento no final do lote.
Alterna‐se a irrigação nos dois braços do sistema, que com pulsos constantes, consegue que a infiltração seja uniforme em toda a extensão. Assim obtemos as corretas aplicações de água requeridas pelas diversas culturas.