As mangas de polietileno tem se convertido para o produtor agropecuário numa ferramenta de suma utilidade para lograr uma irrigação eficiente com mínimo investimento. Seu baixo custo, facilidade de instalação e versatilidade constituem as características que as transformaram num elemento cada vez mais necessário na atividade.

 

Nossa linha de mangas de polietileno constitui por si mesma, ou completando a técnica de Irrigação por Pulsos, um elemento de engenharia de muita confiabilidade. Nossa fabricação se realiza sob estritos controles de qualidade, contando com um sistema de padronização na produção. É utilizada matéria prima controlada, e aditivada para obter uma melhor resistência aos raios UV.

 

Submetidas a pressão em ensaios de laboratório, todas elas explodem acima dos 10mca. Nossa recomendação de utilização no campo, é para um regime máximo de 1mca.

 

As condições de instalação e manuseio, previa à utilização, são decisivas na hora de determinar sua vida útil, por tanto recomendamos ler nossas folhas técnicas, disponíveis nosso site.

 

As mangas p&r se apresentam em diversas espessuras normalizadas, com a seguinte descrição:

 

Equivalências por espessura:

 

250 mícrons

300 mícrons

350 mícrons

400 mícrons

450 mícrons

 

VANTAGENS DA IRRIGAÇÃO COM MANGAS

 

. Utilizadas para condução garantem vazamento zero, em todo o comprimento.

Quando a água é de bombeio, pode se estabelecer facilmente a poupança de combustível, ou energia. Quando tomada de superfície, as perdas implicam menor superfície de produção.

. A manga é um elemento que pressuriza a irrigação. Este fator é de suma importância quando se utiliza a técnica do “tubo janelado”, com as comportas p&r, que permite controlar a vazão em cada uma delas, obtendo uma correta distribuição da água ao longo da cabeceira do lote.

. Diminui significativamente a mão de obra requerida para irrigar.

. Investimento muito baixo.

. Permite evitar pequenos desníveis do terreno.

 

RECOMENDAÇÕES PARA SEU USO.

 

. Uma manga de Pe é um componente para o transporte da água de BAIXA PRESSÃO. Mesmo fabricadas em diversas espessuras, sempre é recomendável utilizar as mais finas, mas instaladas corretamente.

. Nunca conecte uma manga diretamente na bomba. Deposite a água num tonel, ou reservatório aberto, com uma altura máxima de 1 metro, e desde este ponto à manga.

. Não arraste a manga, enrole-a sobre um carretel para seu traslado.

. Almacene las, de ser possível, submersas em água em toneis, ou outros recipientes. Dessa forma as preservara dos roedores.

. Prepare o terreno para sua instalação, fazendo um “berço” de 10 ou 20cm de profundidade.

. Evite a formação de borbulhas de ar nos trajetos intermédios. Diminuem a vida útil. Verifique onde se acumula ar e fure a manga com uma agulha, para evacuá-lo.

. Em trajetos longos de condução, é sumamente recomendável a instalação de toneis, abertos para a evacuação do ar, e pressões excessivas.

. Não amarre a manga com arame. Utilize nossas fitas de união p&r, ou precintos plásticos (língua de sogra), ou tiras de borracha de câmeras de pneus.

 

 

Informações adicionais, procure em nosso site.